4 NOV

Trilhas em São Sebastião: lugares incríveis para conhecer

Date: 04/11/2022

Author: Redação Beach Hotéis

Trilhas em São Sebastião: lugares incríveis para conhecer

Faça um passeio incrível e conecte-se com as belezas da Mata Atlântica preservada

As trilhas em São Sebastião são uma oportunidade perfeita para você que deseja olhar ao redor, só avistar o verde com toda a tranquilidade e maravilhas da Mata Atlântica preservada. Conheça as diferenças de cada trilha e lembre-se de incluir as suas preferidas no seu roteiro de viagem.


Por que realizar esse passeio?

A cidade de São Sebastião – SP é muito conhecida pelas praias paradisíacas e por abrigar competições de surfe que acontecem frequentemente. Mas sabe qual é o motivo para os lugares tão deslumbrantes que você vê? Simples: a preservação e o cuidado com a natureza.

Os habitantes e a prefeitura trabalham juntos para garantir praias limpas, que não haja desmatamento desnecessário e que todas as paisagens magníficas continuem intactas. Além disso, os resquícios da Mata Atlântica na região são protegidos por leis federais para maior proteção da fauna e flora.

Contudo, ainda é possível conhecer todas as belezas do litoral norte paulista através de passeios guiados por profissionais que contam curiosidades da fauna e flora local, e também histórias e lendas da região.


Como é possível conhecer as Trilhas em São Sebastião?

Existem diversas trilhas em toda região, com opções para todo tipo de entusiastas em trilhas, desde os mais iniciantes até os mais experientes. Por outro lado, recomendamos sempre contar com um guia durante todo trajeto.

Conheça algumas empresas de ecoturismo que oferecem esse tipo de passeio:


Raízes Aventura

Nascida da vontade de desbravar a natureza nacional, a Raízes Aventura está desde 2015 oferecendo passeios para todo litoral norte de São Paulo, sempre com foco no contato com a natureza e na cultura local.

Entre seus serviços podemos destacar as trilhas, canoagem, rapel, esportes e passeios náuticos.


Green Way Brasil

Próxima da praia de Juquehy, você encontra a Green Way Brasil que, além de oferecer diversos tipos de passeios, também dá aulas de surfe e stand up paddle para adultos, adolescentes e crianças.

Dessa forma, eles ajudam na preservação ambiental da região com opções de lazer para você.


MaresiasTur

Com a premissa de observar os pássaros, animais silvestres e as mais incríveis cachoeiras de São Sebastião, a MaresiasTur tem passeios com muita segurança e tranquilidade.

A sede da agência fica próxima à praia de Maresias, como seu nome já sugere.


Conheça as melhores trilhas de São Sebastião

Agora que apresentamos motivos para conhecer as trilhas e as empresas que oferecem serviços de guia nos trajetos, chegou a hora de dar uma olhada nas maravilhosas trilhas da região.

Então pegue sua mochila, uma roupa e tênis confortáveis e venha para essa aventura!


Trilha Ribeirão do Itu

Começa na praia de Boiçucanga e possui cerca de 2km de extensão com diversos níveis. Durante a trilha, poderá ver animais típicos da Mata Atlântica como quatis, tucanos-de-bico verde e bugios-ruivos.

No fim da caminhada, você pode se banhar nas piscinas naturais formada por duas cachoeiras impressionantes. Um lugar perfeito para tirar fotos e relaxar!


Trilha da Praia Brava

Também em Boiçucanga, a trilha da Praia Brava pode ser realizada em 1h/1h30 e, diferente da anterior, tem como objetivo chegar em uma das últimas praias selvagens e protegidas.

Assim, prepare-se para encontrar um verdadeiro paraíso ecológico em uma praia limpa de areia branca e perfeita para prática do surfe.


As trilhas na Ilha dos Gatos

Caso você tenha conferido nosso blog sobre as praias secretas de São Sebastião, provavelmente você já conhece a Ilha dos Gatos.

A fama da ilha está em sua história: durante a Guerra Fria, políticos e ricaços americanos começaram a procurar lugares longe dos EUA por temerem uma guerra nuclear. Assim, o bilionário Nelson Rockfeller construiu uma mansão no alto da Ilha dos Gatos.

A trilha que pode ser realizada na mata densa da ilha e seu final é justamente a mansão abandonada. Desde já avisamos que você não encontrará gatos no caminho, pois a ilha não abriga mais nenhum felino desde que eles foram usados para acabar com uma infestação de ratos.

A única forma de chegar na ilha é através dos barcos que saem das praias de Barra do Una, Juquehy, Camburi e Boiçucanga.


As trilhas no Sertão de Barra do Una

Outro paraíso intocado pela civilização são as trilhas que percorrem o interior do Sertão do Una. Elas incluem piscinas naturais ao mesmo tempo que cachoeiras belíssimas.

Além disso, você consegue seguir o tradicional Rio Una que deságua na praia de Juquehy.


Sítio Arqueológico São Francisco

Esse passeio é perfeito para os interessados em conhecer as origens de São Sebastião e sua importância para o Brasil colônia.

Realizar essa trilha é uma verdadeira viagem no tempo, pois frequentemente você pode ver diversos vestígios de estradas originais, cursos d’água, pontes, resquícios de cerâmica, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações que impressionam pela técnica de construção utilizada.

Em suma, um passeio educativo e turístico.


Toca do Buraco do Bicho

Para terminar nossa lista das maravilhosas trilhas em São Sebastião, apresentamos a Toca do Buraco do Bicho que pode ser acessada pela Praia de Guaecá.

O lugar é rodeado por várias lendas locais, sendo a mais famosa a do Padre Anchieta, que expulsou o monstro marinho que morava na toca. Mas existem também lendas assustadoras como a do padre que pede carona em frente a gruta e desaparece depois de um tempo no carro.

Não importa se as lendas são verdadeiras ou não, o que importa é que você conhecerá um lugar maravilhoso que oferece uma experiência diferente de todas as trilhas que já comentamos aqui.


Onde ficar em São Sebastião?

Depois de um longo dia de caminhada em uma dessas trilhas, você obviamente vai querer parar em um lugar tranquilo para descansar e planejar a próxima aventura. Os hotéis da Rede Beach Hotéis são perfeitos para se recuperar e ainda apresentam paisagens tão paradisíacas como as encontradas nas trilhas.

Presentes nas praias de Camburi, Juquehy e Maresias, as 5 unidades da rede têm infraestrutura completa e ficam a apenas alguns passos das praias citadas. É conforto e praticidade em um só lugar!

Não perca tempo, faça sua reserva agora mesmo e viva aventuras dignas de contos de fada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Receba novidades e promoções do Beach Hotel Maresias em seu e-mail